sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

qual é a nossa vocação?







Falamos muito de vocação. Quando dizemos que alguem tem vocação, afinal o que queremos dizer? A palavra vocação vem do verbo no latim "vocare"(chamar). Assim vocação´segnifica chamdo. É, pois, um chamado de Deus. se há alguem que chama, deve haver outro que escuta e responde.
A vida de todo ser humano é um dom de Deus. "somos obra de Deus, criados em Cristo Jesus" (Ef2,10). Existimos, vivemos, pensamos, amamos, nos alegramos, sofremos, nos relacionamentos, conquistamos nossa liberdade diante do mundo que nos cerca e diante de nós mesmos.




não somos uma existência lançada ao absurdo

somos criaturas de Deus


Não existe homem que não seja convidado o chamado por Deus a viver na liberdade, que possa conviver, sentir a Deus atravez do relacionamento fraternal com os outros.



Encontramos na bíblia muitos chamados feito por Deus: Abraão, Moisés, os profetas... em todas as escolhas encontramos:



*Deus chama diretamente, pela meditação de fatos e acontecimentos, ou pelas pessoas.

*Deus toma iniciativa de chamar.

*Escolhe livremente e permite total liberdade de resposta.

*Deus chama em visita de uma missão de serviço ao povo



A VARIOS TIPOS DE VOCAÇÃO




vocação laical



(no matrimônio/ no celibato / solteiro - apóstolo)
Assim todo cristão solteiro ou casado, batizado em Cristo, tornado-se membro da igreja, é convocado a ser apóstolo, anunciador do reino de Deus, exercendo funções temporais. O leigo vive na secularidade de exercer sua missão insubstituível nos ofícios e trabalhos deste mundo. O concilio vaticano II sublinhou do mundo, como fermento na massa.
VOCAÇÃO AO MINISTÉRIO ORDENADO
(diácono, padre, bispo)
E uma vocação de carisma particular, é graça, mas passa pela meditação da igreja particular, pois as vocações são destinadas à igreja. Acontece num acompanhamento sistemático, amadurecendo as motivações reais da opção. O ministro ordenado presite e coordena os serviços da comunidade, por intermedio dos sacramentos.
VOCAÇÃO À VIDA CONSAGRADA
(ser irmão religioso ou irmã religiosa / vida ativa ou contemplativa)
O religioso é chamado a tertemunhar Cristo de uma maneira radical, vivendo uma consagração total nos votos de pobreza, castidade e obediência. Com a pobreza, vivem mais livres dos bens temporais, tornando-se disponíveis para Deus, para a igreja e para os irmãos. Com futuro que há de vir. Com a obediência, imitam a Cristo o obediente e fiel à vontade do pai.
Esta é a verdade. No amor somente se partilha aquilo que se é. “Ama teu próximo como a ti mesmo” Lc.10,27. Quem não se ama e não é honesto consigo não ama a ninguém. Como querer transformar os outros, o mundo, se por primeiro não nos transformamos a nós próprios? Sem dúvida, o mundo precisa de doutores e de teólogos, mas precisa acima de tudo de pessoas que vivam sua fé. Neste mês em que à Igreja nos convida a refletir sobre a vocação, somos convidados a pensar sobre que valor damos a nossa vida e a vida de todos. Sem dúvida, faz muito sentido refletir sobre como cada um vive em família, na comunidade, na Igreja e em sua missão específica no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário